Dual Boot com Windows 7 Pro(x64) e Ubuntu Server 12.04 LTS(x64) + UEFI no Notebook Asus X450LC

ubuntu-vs-winEssa semana tive que trabalhar na instalação do Linux Ubuntu 12.04 em Dual boot com o Windows 7 em um notebook que tem se destacado pelas promoções repentinas, se tornando ótimo considerando seu custo x benefício, o Notebook Asus X450LC, ele já apareceu com o valor de R$ 1.888,00 e nesta última semana foi encontrado por R$ 1.999,00. Não imaginei a princípio que perderia praticamente 17h de trabalho por causa da interface de firmware UEFI, após buscar em inúmeros sites e tutoriais, vou explicar como consegui realizar essa façanha:

Primeiramente devemos entrar na Firmware e desabilitar a opção Intel Anti-Theft Tecnology Configuration, deixar habilitado a PXE OpROM policy, excluir todos os EFI BOOT configurados na Firmware e solicitar o boot a partir do Leitor de DVD. conforme mostram as imagens abaixo.

IMG_20141005_110600

Desabilitando a opção Intel Anti-Theft Tecnology Configuration

IMG_20141005_110614

Habilitando Launch PXE OpROM policy

Com isso a segunda coisa a se fazer é instalar o Windows 7 Pro x 64. Mas para que dê certo precisamos limpar a configuração padrão do HD (que provavelmente veio com o GTP* ativado). Entre com o DVD de Instalação e selecione Reparar o Computador (2ª tela de configuração) e escolha o modo “Prompt de Comando”.

Ao entrar no Prompt limpe todas as partições do HD (atenção, isso fará com que você perca todos os dados já existentes no HD, no caso deste notebook isso afetará no disco de recuperação que vem pré-configurado!) conforme instrução abaixo:

No Prompt digite DISKPART, quando ele abrir aparecera escrito DISKPART a esquerda.
Digite LIST DISK, esse comando ira listar os HDs instalados na máquina, preste muita atenção para não escolher o HD errado.
Digite SELECT DISK “X”, no lugar do X colocar o número referente ao HD que deseja formatar, colocar sem aspas.
Agora basta digitar os comandos abaixo.
CLEAN
CREATE PARTITION PRIMARY
SELECT PARTITION 1
ACTIVE
FORMAT FS=NTFS QUICK
ASSIGN
EXIT

Após isso reinicie o computador e efetue a instalação do Windows 7 normalmente.

Quando finalizar a instalação, deve-se redimensionar o HD no próprio Windows, liberando o espaço desejado para se trabalhar na partição total do Ubuntu.

Isso deve ser feito em : Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Gerenciamento do Computador / Gerenciamento de Disco (botão direito na partição e “Diminuir”);

Terminando a redução do disco, reinicialize o computador com o boot do Ubuntu para instalação.

No momento da escolha da partição, faça a distribuição manualmante

Para que tudo corra bem é aconselhável que sejam criadas 4 partições:
/boot – para instalação do boot do sistema
/ – Para instalação do sistema de ficheiros
swap – partição dedicada à chamada memória virtual

No meu caso, eu deixei 220 GB para utilização pelo Ubuntu, então distribuí da seguinte forma:

/boot :: para instalação do boot do sistema:
Tamanho: 350 MB
Tipo: primária
Tipo de sistema de arquivos: ext2
Ponto de montagem: /boot

/ (raiz) :: para instalação do sistema:
Tamanho: aprox. 211GB
Tipo: Lógica
Tipo de sistema de arquivos: ext4
Ponto de montagem: /

SWAP :: partição dedicada à memória virtual.
Tamanho: 8.5 GB
Tipo: Lógica
Tipo de sistema de arquivos: swap area

Depois de criadas as partições, é importante definir em qual delas será instalado o bootloader.

Para isto, na tela de particionamento, observe em qual partição foi instalado o “/boot” (/dev/sdax, onde x é o número correspondente).

Com isso, vá na parte inferior da mesma tela, em “Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização”, e lá selecione a partição do “/boot” (/dev/sdax).

Avance com a instalação do Ubuntu até finaliza-la. No final do procedimento ele DEVE solicitar a instalação do GRUB e informar que encontrou uma instalação Windows. Caso isso não ocorra, algum procedimento não foi feito corretamente. Atente-se a Firmware do Notebook para que as configurações que comentei no início foram modificadas.