Como escolher um NoBreak para seu PC

mer001662001Os nobreaks protegem os equipamentos contra quatro problemas principais causados pela varia√ß√£o da energia el√©trica. S√£o eles: os afundamentos de tens√£o, surtos de tens√£o, frequ√™ncia el√©trica e interrup√ß√Ķes no fornecimento de energia. Coisas que acontecem frequentemente no nosso Pa√≠s, independente da localidade.

Quando vamos comprar um nobreak, precisamos saber inicialmente quais equipamentos serão ligados ao nobreak. Esse questionamento nos leva à potência de saída do aparelho, medida em volt-ampère (VA). Quanto maior a potência, mais equipamentos podem ser conectados e por maior tempo o nobreak manterá os equipamentos ligados em caso de queda de energia. Isso se faz necessário para não estragar seu nobreak repentinamente com pouco tempo de uso, sem a cobertura da garantia.

Para as residências, onde não há a necessidade de um nobreak robusto, podemos utilizar os aparelhos do tipo offline, na qual detecta a queda de energia e sustenta por alguns minutos seus aparelhos ligados. Lembrem-se que esses aparelhos possuem poucos recursos, o seu uso é basicamente para poder salvar seus documentos em tempo hábil e desligar seu computador. Esses modelos são de custo relativamente barato.

J√° os pequenos escrit√≥rios podem optar pelos modelos de linha interativa, na qual regula a automaticamente a tens√£o, mantendo a vida √ļtil dos aparelhos que nele s√£o conectados. Seu custo √© um pouco maior que os modelos “offline”;

Os nobreaks online diferem dos demais por manterem a alimentação dos equipamentos constantemente fornecida pelas baterias, que são carregadas pela energia recebida da tomada.  Esses equipamentos são usados para servidores e equipamentos ligados 24 horas por dia.

Tendo conhecimento desses 3 tipos de nobreak, peça a ajuda do vendedor ou de um técnico de informática para te orientar na melhor opção baseado na sua necessidade.