Como escolher um NoBreak para seu PC

mer001662001Os nobreaks protegem os equipamentos contra quatro problemas principais causados pela variação da energia elétrica. São eles: os afundamentos de tensão, surtos de tensão, frequência elétrica e interrupções no fornecimento de energia. Coisas que acontecem frequentemente no nosso País, independente da localidade.

Quando vamos comprar um nobreak, precisamos saber inicialmente quais equipamentos serão ligados ao nobreak. Esse questionamento nos leva à potência de saída do aparelho, medida em volt-ampère (VA). Quanto maior a potência, mais equipamentos podem ser conectados e por maior tempo o nobreak manterá os equipamentos ligados em caso de queda de energia. Isso se faz necessário para não estragar seu nobreak repentinamente com pouco tempo de uso, sem a cobertura da garantia.

Para as residências, onde não há a necessidade de um nobreak robusto, podemos utilizar os aparelhos do tipo offline, na qual detecta a queda de energia e sustenta por alguns minutos seus aparelhos ligados. Lembrem-se que esses aparelhos possuem poucos recursos, o seu uso é basicamente para poder salvar seus documentos em tempo hábil e desligar seu computador. Esses modelos são de custo relativamente barato.

Já os pequenos escritórios podem optar pelos modelos de linha interativa, na qual regula a automaticamente a tensão, mantendo a vida útil dos aparelhos que nele são conectados. Seu custo é um pouco maior que os modelos “offline”;

Os nobreaks online diferem dos demais por manterem a alimentação dos equipamentos constantemente fornecida pelas baterias, que são carregadas pela energia recebida da tomada.  Esses equipamentos são usados para servidores e equipamentos ligados 24 horas por dia.

Tendo conhecimento desses 3 tipos de nobreak, peça a ajuda do vendedor ou de um técnico de informática para te orientar na melhor opção baseado na sua necessidade.