Dual Boot com Windows 7 Pro(x64) e Ubuntu Server 12.04 LTS(x64) + UEFI no Notebook Asus X450LC

ubuntu-vs-winEssa semana tive que trabalhar na instala√ß√£o do Linux Ubuntu 12.04 em Dual boot com o Windows 7 em um notebook que tem se destacado pelas promo√ß√Ķes repentinas, se tornando √≥timo considerando seu custo x benef√≠cio, o¬†Notebook Asus X450LC, ele j√° apareceu com o valor de R$ 1.888,00 e nesta √ļltima semana foi encontrado por R$ 1.999,00. N√£o imaginei a princ√≠pio que perderia praticamente 17h de trabalho por causa da interface de firmware UEFI, ap√≥s buscar em in√ļmeros sites e tutoriais, vou explicar como consegui realizar essa fa√ßanha:

Primeiramente devemos entrar na Firmware e desabilitar a opção Intel Anti-Theft Tecnology Configuration, deixar habilitado a PXE OpROM policy, excluir todos os EFI BOOT configurados na Firmware e solicitar o boot a partir do Leitor de DVD. conforme mostram as imagens abaixo.

IMG_20141005_110600

Desabilitando a opção Intel Anti-Theft Tecnology Configuration

IMG_20141005_110614

Habilitando Launch PXE OpROM policy

Com isso a segunda coisa a se fazer √© instalar o Windows 7 Pro x 64. Mas para que d√™ certo precisamos limpar a configura√ß√£o padr√£o do HD (que provavelmente veio com o GTP* ativado). Entre com o DVD de Instala√ß√£o e selecione Reparar o Computador (2¬™ tela de configura√ß√£o) e escolha o modo “Prompt de Comando”.

Ao entrar no Prompt limpe todas as parti√ß√Ķes do HD (aten√ß√£o, isso far√° com que voc√™ perca todos os dados j√° existentes no HD, no caso deste notebook isso afetar√° no disco de recupera√ß√£o que vem pr√©-configurado!) conforme instru√ß√£o abaixo:

No Prompt digite DISKPART, quando ele abrir aparecera escrito DISKPART a esquerda.
Digite LIST DISK, esse comando ira listar os HDs instalados na máquina, preste muita atenção para não escolher o HD errado.
Digite SELECT DISK “X”, no lugar do X colocar o n√ļmero referente ao HD que deseja formatar, colocar sem aspas.
Agora basta digitar os comandos abaixo.

CLEAN
CREATE PARTITION PRIMARY
SELECT PARTITION 1
ACTIVE
FORMAT FS=NTFS QUICK
ASSIGN
EXIT

Após isso reinicie o computador e efetue a instalação do Windows 7 normalmente.

Quando finalizar a instalação, deve-se redimensionar o HD no próprio Windows, liberando o espaço desejado para se trabalhar na partição total do Ubuntu.

Isso deve ser feito em : Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Gerenciamento do Computador / Gerenciamento de Disco (bot√£o direito na parti√ß√£o e “Diminuir”);

Terminando a redução do disco, reinicialize o computador com o boot do Ubuntu para instalação.

No momento da escolha da partição, faça a distribuição manualmante

Para que tudo corra bem √© aconselh√°vel que sejam criadas 4 parti√ß√Ķes:
/boot ‚Äď para instala√ß√£o do boot do sistema
/ ‚Äď Para instala√ß√£o do sistema de ficheiros
swap ‚Äď parti√ß√£o dedicada √† chamada mem√≥ria virtual

No meu caso, eu deixei 220 GB para utilização pelo Ubuntu, então distribuí da seguinte forma:

/boot :: para instalação do boot do sistema:
Tamanho: 350 MB
Tipo: prim√°ria
Tipo de sistema de arquivos: ext2
Ponto de montagem: /boot

/ (raiz) :: para instalação do sistema:
Tamanho: aprox. 211GB
Tipo: Lógica
Tipo de sistema de arquivos: ext4
Ponto de montagem: /

SWAP :: partição dedicada à memória virtual.
Tamanho: 8.5 GB
Tipo: Lógica
Tipo de sistema de arquivos: swap area

Depois de criadas as parti√ß√Ķes, √© importante definir em qual delas ser√° instalado o bootloader.

Para isto, na tela de particionamento, observe em qual parti√ß√£o foi instalado o “/boot” (/dev/sdax, onde x √© o n√ļmero correspondente).

Com isso, v√° na parte inferior da mesma tela, em “Dispositivo no qual instalar o carregador de inicializa√ß√£o”, e l√° selecione a parti√ß√£o do “/boot” (/dev/sdax).

Avance com a instala√ß√£o do Ubuntu at√© finaliza-la. No final do procedimento ele DEVE solicitar a instala√ß√£o do GRUB e informar que encontrou uma instala√ß√£o Windows. Caso isso n√£o ocorra, algum procedimento n√£o foi feito corretamente. Atente-se a Firmware do Notebook para que as configura√ß√Ķes que comentei no in√≠cio foram modificadas.