Nas últimas semanas um boato voltou a aparecer no Feed de Notícias do Facebook, na qual os usuários postam um texto não permitindo divulgar, copiar, distribuir ou tomar qualquer informação compartilhada na plataforma. Esse boato é mentira, mas tem enganado muitos usuários da rede social.
Essa informação que o Facebook virou uma “entidade pública” é apenas mais uma mentira que é espalhada pelas inúmeras correntes existentes. Desde 2012, o Facebook é uma empresa de capital aberto, com ações sendo negociadas na bolsa de valores. Com isso essa ameaça que Mark Zuckerberg estaria interessado em usar os seus dados para outros fins já é inválida.
Sobre o caráter público de todas as informações compartilhadas, as imagens que você joga no Facebook, por exemplo, são “públicas” se considerarmos que qualquer pessoa que as visualize pode baixar e as utilizar como bem entender. Veja as regras de proteção sobre direitos de uso aqui: Declaração de direitos e responsabilidades.
Você é proprietário de todo o conteúdo e informações que publica no Facebook, e você pode controlar como eles serão compartilhados por meio das suas configurações de privacidade e aplicativos. […]
Ao publicar o conteúdo ou informações usando a opção Público, significa que você permite que todos, incluindo pessoas fora do Facebook, acessem e usem essas informações e as associem a você (isto é, seu nome e a foto do perfil).
Caso você não queira que as suas informações seja compartilhadas em caráter público, é preciso modificar o tipo de postagem clicando no cadeado ao lado do editor de mensagem. Ali você pode escolher se o conteúdo poderá ser visualizado apenas por amigos, amigos dos amigos ou por todos.