O primeiro site do mundo completou no último domingo primorosos 25 anos. O site foi hospedado originalmente em um computador NeXT que pertencia a ninguém menos que Tim Berners-Lee, cientista britânico responsável por arquitetar a World Wide Web (WWW) ainda em 1989.
No momento em que foi lançado, o domínio em ambiente online foi uma realização da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) – hoje, o órgão de pesquisa destina seus esforços para o curso do comportamento de partículas. Berners-Lee ainda se mantém na ativa e luta contra políticas de censura na web adotadas por governos. A defesa pela neutralidade da rede é outra das bandeiras do especialista.
O servidor original responsável por hospedar o primeiro site do planeta ainda é conservado pela CERN – o site, que completou suas mais de duas décadas, retornou ao seu endereço original em 2013. Além dos conceitos de W3, protocolos e também de detalhes acerca dos componentes que compõem a internet, uma lista completa sobre as referências do estudo e a relação das pessoas envolvidas com o projeto que deu forma à internet podem ser acessados através desse endereço: http://info.cern.ch/