Por mais que existam novas versões do Windows sendo comercializadas, continuo tendo uma preferência pela versão mais estável que utilizei, que é a Windows 7. Com isso, todos os serviços que são necessárias a reinstalação do S.O., sugiro a opção para meus clientes de utilizar essa versão.
Entretanto, sempre encontro o mesmo problema após a instalação do SP1 e ativação do Windowse,  os aplicativos ficam executando lentamente no sistema, até mesmo o Windows Explorer não responde corretamente.
Fazendo uma verificação no Gerenciador de Tarefas no Windows (botão direito do mouse na barra de tarefas do Windows 7 ->  Iniciar o Gerenciador de Tarefas -> Aba Processos), verifiquei que o processo svchost.exe ocupa muita memória, e era o causador da lentidão do S.O.. Conforme figura abaixo:
Após muitos testes, vi que o Windows Update estava ativado, e fui até os serviços do Windows para verificar qual processo ele utilizava. Para isso usei o comando services.msc e fui até o processo desejado:
Então cliquei para parar o serviço e troquei a opção Tipo de Inicialização para Desativado e reiniciei o computador.
Com isso o computador voltou a responder normalmente e todos os processos foram normalizados.
Quero ressaltar que esse procedimento irá fazer com que o seu Windows 7 não execute a ação de atualização automática. Mas cabe a você decidir se a performance da máquina está influenciando na sua utilização.
–//–