Resolvendo o consumo de memória do svchost.exe no Windows 7.

Por mais que existam novas vers√Ķes do Windows sendo comercializadas, continuo tendo uma prefer√™ncia pela vers√£o mais est√°vel que utilizei, que √© a Windows 7. Com isso, todos os servi√ßos que s√£o necess√°rias a reinstala√ß√£o do S.O., sugiro a op√ß√£o para meus clientes de utilizar essa vers√£o.

Entretanto, sempre encontro o mesmo problema após a instalação do SP1 e ativação do Windowse,  os aplicativos ficam executando lentamente no sistema, até mesmo o Windows Explorer não responde corretamente.

iniciar_gerenciador

Fazendo uma verificação no Gerenciador de Tarefas no Windows (botão direito do mouse na barra de tarefas do Windows 7 ->  Iniciar o Gerenciador de Tarefas -> Aba Processos), verifiquei que o processo svchost.exe ocupa muita memória, e era o causador da lentidão do S.O.. Conforme figura abaixo:

tarefas

Memória consumida excessivamente pelo svchost.exe e o TrustedInstall consumindo CPU.

Após muitos testes, vi que o Windows Update estava ativado, e fui até os serviços do Windows para verificar qual processo ele utilizava. Para isso usei o comando services.msc e fui até o processo desejado:

services

Então cliquei para parar o serviço e troquei a opção Tipo de Inicialização para Desativado e reiniciei o computador.

Com isso o computador voltou a responder normalmente e todos os processos foram normalizados.

Quero ressaltar que esse procedimento irá fazer com que o seu Windows 7 não execute a ação de atualização automática. Mas cabe a você decidir se a performance da máquina está influenciando na sua utilização.

–//–